Quem tem restaurante sabe que a alta rotatividade de funcionários é um problema sério e que deve ser cortado pela raiz o mais rápido possível. De outro modo, a qualidade — tanto dos pratos, quanto do atendimento — acaba sendo impactada e, consequentemente, os clientes podem se afastar.

Para ajudar você a reter funcionários do restaurante de maneira prática e eficiente, separamos 5 dicas no post de hoje. Continue acompanhando a leitura e confira!

Peça feedback dos colaboradores

Antes de tomar qualquer medida, é importante que você entenda os motivos que levam sua equipe a deixar o restaurante. Para isso, nada melhor do que observar a rotina deles e, mais do que isso, conversar com seus colaboradores.

Procure pedir feedback a eles, impelindo-os a falar com honestidade sobre os pontos que eles gostariam que melhorassem.

Se você sente que sua equipe se sente intimidada e prefere não conversar sobre o que lhes incomoda, instale uma caixa de sugestões em algum lugar do restaurante que ofereça privacidade. O importante aqui é que você fique sabendo o que precisa ser melhorado e, de fato, dê atenção a isso.

Ofereça uma remuneração justa

Um dos fatores que mais atrapalham na hora de reter funcionários do restaurante é oferecer uma remuneração abaixo do que é considerado justo. Sendo assim, revise os salários pagos, de acordo com cada cargo e com a média praticada no mercado.

Além disso, é importante que você procure saber se a equipe está satisfeita com os benefícios oferecidos. Faça um balanço dos recursos de que seu restaurante dispõe e os benefícios que podem manter os colaboradores satisfeitos, e equilibre as duas coisas.

Invista para poder reter funcionários do restaurante

Se há algo que retêm os melhores talentos é a possibilidade de aprender e crescer cada vez mais na carreira. Por isso, investir em treinamentos e capacitações é tão importante.

Mostre a sua equipe que, mais do que fazer um bom trabalho. Sua gestão espera que o potencial de cada um seja despertado, e que eles melhorem, até atingir a excelência.

Seja em treinamentos, cursos, palestras ou eventos corporativos, investir no funcionário é algo que traz um retorno tanto na melhoria do padrão, quanto na satisfação da equipe.

Implemente uma gestão horizontal

Foi-se o tempo em que ter um encarregado gritando no ouvido dos funcionários surtia algum efeito. Esse é, inclusive, um dos principais fatores que faz com que um restaurante perca talentos e sofra com alta rotatividade.

Sendo assim, repense sua gestão e tente fazer com que ela seja mais horizontal, isso é, os gestores devem tratar os colaboradores em um nível mais humanizado, em um ambiente colaborativo e de constante aprendizagem.

Aposte numa gestão baseada em conversas, ao invés de “broncas”, e troca de conhecimentos, independentemente da hierarquia.

Disponibilize as melhores ferramentas de trabalho

Para poder cobrar um bom desempenho da equipe, é essencial que você disponibilize as melhores ferramentas de trabalho.

Desde bons equipamentos de cocção e armazenamento dentro da cozinha, até o uso de ferramentas digitais (como o cardápio digital, para facilitar o trabalho dos garçons) cada detalhe faz a diferença na performance dos funcionários no dia a dia.

Portanto, mantenha-se em dia com as novidades que o mercado traz, implementando melhores ideias visando reter funcionários do restaurante.

Achou esse artigo interessante? Então você também pode gostar de conhecer 5 dicas campeãs para treinar seus garçons!

Bruno é aficionado por tecnologia e por negócios, adora ver como essas duas coisas podem ser combinadas para melhorar a vida e as experiências das pessoas. Ele é engenheiro, "computeiro" e sócio do isyBuy, onde trabalha para que as pessoas parem de desperdiçar o que elas tem de mais precioso na vida: seu tempo