Não é novidade que as novas tecnologias mudaram muito o comportamento dos clientes. A premissa é a mesma para bares e restaurantes.

Quem compra quer ser bem atendido, espera que o processo seja rápido e que não tenha dores de cabeça para entrar ou sair do estabelecimento.

Quem gerencia quer que a produtividade seja a máxima possível, que não ocorra erros, e que a conta feche azul no fim do mês.

Mas como as novas tecnologias podem ajudar os dois lados a ficarem mais satisfeitos? Separamos algumas dicas que podem te ajudar a se adequar à era digital.

Novas tecnologias para programas de fidelidade

Existem diversas formas de fidelizar o cliente, e uma das mais conhecidas é o Collact. Ele é um sistema que garante pontos toda vez que a pessoa visitar as lojas parceiras, e ela pode utilizá-los para trocar por prêmios na sua loja.

Assim, ele sempre terá uma motivação a mais para ir ao seu restaurante, e não em outros.

Novas tecnologias para a experiência do cliente

É sempre bom melhorar a experiência das pessoas que visitam seu restaurante. Afinal de contas, ninguém gosta de comer em um ambiente desagradável.

Uma das opções é oferecer wifi para as pessoas, e um serviço que pode te trazer benefícios com isso é o Uaufi. Além de fornecer uma rede segura para os clientes navegarem, ele agrega informações que podem te auxiliar.

Estatísticas de horário, vendas, possibilidade de fazer promoções e eventos são funcionalidades interessantes que antes não existiam para quem oferece wifi gratuito.

Outra opção que melhora a experiência do cliente é o isyBuy, que permite que o cliente faça pedidos e efetue o pagamento da conta diretamente no aplicativo pelo seu próprio celular. Assim, ele não precisa pegar filas e os garçons economizam viagens. Mais tempo para todo mundo.

Cardápios digitais

Chega de papel, reimpressões ou gambiarras para mexer nos preços do cardápio. Digitalmente as coisas são mais fáceis, eficientes e baratas. Uma das opções de cardápio digital é o Gotomer, que traz uma série de vantagens além da economia de papel.

isyBuy também possui a opção de cardápio digital, mas com um diferencial de pedir antecipadamente (conhecido como order ahead). Assim, o cliente pode fazer o pedido antes de chegar ao restaurante, diretamente pelo app, e chegar apenas para comer.

E pode pagar pelo aplicativo também, eliminando problemas de máquina de cartão, falta de troco e filas desnecessárias.

Ou seja, você vende mais, reduz custo de mão de obra e ainda melhora muito a experiência do seu cliente e do seu funcionário.

Gestão administrativa e da operação

Sistema de frente de caixa é essencial, e existem soluções práticas e baratas para isso. Também é importante ter um sistema de gestão empresarial (ERP) eficiente.

Um bom ERP centraliza todas as informações de sua empresa, ajuda a manter o controle de estoque, fluxo de caixa, gerencia dados e recursos. Assim, fica muito mais fácil fazer planejamentos estratégicos e tomar decisões.

Um bom sistema de frente de caixa, como o Sifat, é capaz de integrar aplicativos de pedido e pagamento, unificando e facilitando todos os processos de seu restaurante, para você e para o cliente.

O Folhacerta é uma solução mobile para você gerenciar seus funcionários, horários e rotinas trabalhistas.

Controle fiscal e contábil

Manter o controle de suas operações financeiras é importante para manter a saúde do negócio e também por questões legais.

Uma solução interessante que o mercado digital proporciona é o ContaAzul, por exemplo, que organiza toda a documentação financeira de sua empresa.

A Arquivei é uma startup que te ajuda a acessar todas as informações de notas fiscais da sua empresa, de maneira simples e rápida. Também é possível fazer backups e manter a informação segura diretamente do software.

Redução de custo

O isyBuy melhora toda a gestão de operação de seu restaurante. Os garçons não precisam anotar pedidos de infinitas mesas, não precisam levar e buscar a conta, o caixa fica desafogado e a cozinha recebe os pedidos direto do sistema.

Tudo isso porque o cliente consegue fazer todo o trabalho sozinho, diretamente pelo aplicativo, sem confusão. Isso permite que você reduza sua folha salarial, por exemplo, e evita erros com pedidos, economizando também com desperdício de comida.

Aumento de vendas com e marketplace

Estar presente em marketplaces é importante para que seu restaurante seja visto pelos clientes. Afinal de contas, se seu nome não estiver nos aplicativos, as chances das pessoas escolherem você como opção diminuem bastante.

O iFood é uma das soluções mais famosas nessa área, pois agrega pequenos estabelecimentos até redes mais populares. O cliente pode escolher o que quiser direto do celular.

O isyBuy também funciona como marketplace, mas tem o diferencial de não ser exclusivo para delivery. Tudo isso pode impulsionar suas vendas.

Agendamento e reserva de mesas

O Primeira mesa é uma opção conhecida de reserva de mesas em restaurantes, e ainda garante descontos aos clientes. Sem dúvidas, poupa muito trabalho dos funcionários que precisam manter o controle das reservas e dos clientes, que possuem autonomia para fazer esse serviço.

E aí, gostou das dicas? Assine nossa newsletter e receba conteúdos importantes para seu bar ou restaurante, direto no e-mail, e fique por dentro de todas as tecnologias disponíveis!

Gabriel, fundador do isyBuy, apaixonado por boa comida, cerveja e tecnologia. Cansado das filas resolveu criar uma soluçao para trazer agilidade na hora de pedir mais um drink e pagar a “dolorosa"