Manter a higiene da cozinha é um dos ingredientes principais para o sucesso de um restaurante. Além de deixar uma boa impressão aos clientes, o correto manuseio dos alimentos pode impedir uma série de contaminações e riscos à saúde. Sem contar que existem regras que caso não sejam seguidas podem implicar em multas ou até mesmo penas mais graves.

Uma simples louça suja ou comida mal armazenada são motivos suficientes para o seu restaurante fechar. Por isso, manter o ambiente limpo é essencial a fim de evitar a proliferação de bactérias. Com isso, contribui-se, também, para aumentar a credibilidade do restaurante no mercado alimentício.

Quando o assunto é comida, cada detalhe é importante. Então, para nada passar em branco, confira essas dicas e descubra como cuidar da higiene da cozinha do seu restaurante!

1. Disponibilize álcool em gel

Para os cozinheiros, manter as mãos limpas é fundamental a fim de não contaminar os alimentos com bactérias e sujeiras que são invisíveis aos olhos, mas, ainda assim, estão presentes.

Por isso, além de incentivar a prática de lavar as mãos com sabão neutro, é recomendado disponibilizar álcool em gel para os funcionários e clientes. Com esse gesto, você obtém a correta higienização das mãos e também evita a proliferação de vírus e outras doenças.

2. Fique de olho no ambiente da sua cozinha

Os alimentos não são os únicos culpados pela falta de higiene dentro de uma cozinha. Diversos insetos e outros animais também podem ser atraídos pelas condições de infraestrutura, envolvendo paredes com rachaduras, mofos e infiltrações.

Dessa forma, a melhor maneira de prevenir esses visitantes indesejados é manter todo o ambiente da cozinha limpo e com a manutenção em dia.

3. Faça a armazenagem correta dos alimentos

A maneira como os alimentos são armazenados influencia diretamente na sua qualidade e durabilidade. Alimentos como carnes, molhos e outros tipos de produtos perecíveis, não podem ficar expostos à temperatura ambiente, sendo a geladeira ou freezer o lugar ideal para armazená-los.

Já as frutas, verduras e legumes precisam ser lavados com água corrente e cloro antes de serem guardados em potes lacrados para evitar a umidade.

4. Mantenha os funcionários uniformizados

Para manter a higiene da cozinha é necessário que todos os funcionários, desde os cozinheiros até os garçons, estejam devidamente uniformizados com vestimentas, sapatos e botas sempre limpos.

O uso de toucas e luvas também é obrigatório para o manuseio de alimentos. Isso ajuda a impedir que qualquer sujeira ou cabelo entre em contato com a comida. Afinal, esses cuidados são importantes para que seu restaurante sempre sirva comida saudável e livre de contaminações.

5. Faça a correta higiene da cozinha com relação às louças e utensílios

As louças merecem atenção especial dentro de um restaurante, já que elas são as responsáveis por transportarem a comida dos clientes. Por isso, lavá-las corretamente garante que todos os resíduos e gorduras sejam retirados.

Para um cliente não existe nada mais desagradável do que ter uma louça ou utensílio sujo em sua mesa. Então, para evitar esse constrangimento, lave sempre com detergente e esponja e deixe secar naturalmente.

Está pronto para aplicar nossas dicas sobre higiene da cozinha dentro do seu restaurante? Então continue aprendendo e confira nosso próximo artigo 6 dicas para gerenciamento de restaurantes!

Bruno é aficionado por tecnologia e por negócios, adora ver como essas duas coisas podem ser combinadas para melhorar a vida e as experiências das pessoas. Ele é engenheiro, "computeiro" e sócio do isyBuy, onde trabalha para que as pessoas parem de desperdiçar o que elas tem de mais precioso na vida: seu tempo