Ter que esperar para comer é desagradável, ainda mais quando se está morrendo de fome. Por isso, a gestão de fila em restaurantes é um desafio que precisa ser enfrentado com criatividade e planejamento.

Em muitos restaurantes, a fila de espera é inevitável, seja pelo tamanho do ambiente, seja pelo número de garçons ou pela qualidade da comida do estabelecimento.

Contudo, a espera não tem que ser, obrigatoriamente, uma experiência desagradável para as pessoas. Utilizando algumas dicas de gestão de fila, é possível aproveitar esse momento para agregar mais valor à experiência e, ainda, fidelizar clientes.

Quer saber mais? Veja as dicas que separamos, a seguir:

1. Foque a agilidade e a cordialidade

O número de colaboradores e o espaço para receber os clientes são alguns dos fatores responsáveis pelo tamanho e o tempo da fila de espera. Para minimizar esse problema, é preciso focar a agilidade no atendimento.

Isso significa que é preciso trazer a conta mais rapidamente, assim como acolher cordialmente os clientes que estão na espera. Essas atitudes aumentarão a rotatividade das mesas, fazendo com que as pessoas passem menos tempo na fila. A paciência e a atenção também são fundamentais para a gestão de fila em restaurantes.

2. Dê as boas-vindas e inicie o atendimento

O primeiro contato é essencial para que o cliente se sinta acolhido. Por isso, prefira um atendimento cordial e solícito, mostrando ao cliente que está à sua disposição para ajudar.

3. Ofereça um espaço confortável

A fila de espera tem que ter um espaço confortável, não sendo pequeno demais ou distante do salão principal. Os clientes precisam de boas acomodações, por isso será necessário investir em sofás, cadeiras e alguns mobiliários para aumentar o conforto.

Colocar informações ou curiosidades sobre os pratos e o menu do dia, por exemplo, é uma dica para distrair o cliente e agregar valor.

4. Capriche na decoração do ambiente

A decoração tem que traduzir a essência do restaurante, das comidas e do público que frequenta o local. Apostar em uma decoração temática ajudará o cliente a passar melhor o tempo.

Utilize itens diversos e espalhe-os pela sala de espera para atrair a atenção e a curiosidade das pessoas.

5. Use aplicativos a seu favor

Como a maioria das pessoas tem smartphone, utilizar um ou mais aplicativos para o seu restaurante é uma alternativa que pode resultar em gestão mais eficiente, com mais clientes satisfeitos.

O cliente poderá realizar reservas, conhecer o menu do dia e acompanhar diversas informações sobre o restaurante, em tempo real, diretamente pelo aplicativo.

Além de aumentar a fidelização e reduzir o tempo de espera, um aplicativo pode se tornar um excelente (e novo) canal de vendas para o seu restaurante.

6. Torne a espera menos evidente

Apostar em decoração temática e espalhar alguns quadros com informações sobre os pratos, menus e a decoração em si são maneiras de tornar a espera menos evidente. Nesse momento, ofereça algumas entradas e opções de drinques.

Disponibilizar a senha do wi-fi na hora da espera pode causar uma boa impressão, aumentando a fidelização de clientes.

Fazer uma boa gestão de fila em restaurantes é essencial para aumentar a qualidade do atendimento e a experiência obtida pelos clientes. Por isso, é preciso adotar algumas estratégias e investir em tecnologia para otimizar os resultados do seu negócio.

Gostou do artigo? Assine a nossa newsletter para ficar por dentro das últimas novidades!

Bruno é aficionado por tecnologia e por negócios, adora ver como essas duas coisas podem ser combinadas para melhorar a vida e as experiências das pessoas. Ele é engenheiro, "computeiro" e sócio do isyBuy, onde trabalha para que as pessoas parem de desperdiçar o que elas tem de mais precioso na vida: seu tempo