Quem trabalha em bares e restaurantes sabe que não é simples manter o controle do consumo de cada mesa. Isso se torna ainda mais difícil em dias em que o movimento é maior. A solução está nas comandas digitais, mas qual a vantagem delas em relação às tradicionais?

Com o excesso de pedidos, atualizar as comandas e manter o controle do que cada mesa consumiu se torna uma atividade cansativa, o que demanda muito tempo dos funcionários, que poderiam estar exercendo outras funções no restaurante. Consequentemente, isso gera erros que são prejudiciais ao estabelecimento.

Às vezes, por exemplo, os garçons precisam levar o pedido de diversas mesas ao mesmo tempo para a cozinha, e isso gera confusão. Se um prato está errado, ocorre desperdício de comida e dinheiro, além de desconforto para o cliente.

O problema também pode acontecer na hora de encerrar a conta, se houver pedidos não marcados na comanda, o estabelecimento pode ter prejuízo. O contrário também pode acontecer, com itens a mais que os clientes não consumiram, gerando constrangimento. Para minimizar erros, até as gigantes de alimentação estão buscando soluções.

É claro que erros acontecem, ainda mais quando os funcionários precisam exercer diversas funções ao mesmo tempo. Mas eles causam perda de receita e tornam a experiência do cliente pior. Além disso, criam mais um problema para os funcionários resolverem. Mas existe uma solução para tudo isso: comandas digitais.

Como funcionam as comandas digitais?

Não, não estamos falando das comandas físicas, com código de barras, porque elas estão sujeitas aos mesmos problemas daquelas feitas de papel – erros nos pedidos, cobrança indevida etc.

As comandas digitais funcionam através de um software, que pode ser utilizado diretamente do smartphone do cliente, como é o caso do isyBuy.

Com ela, o cliente chega ao estabelecimento, abre a comanda no aplicativo e indica sua mesa. Se forem dividir a conta, cada um pode criar a sua comanda única também.

Na hora de escolher o que forem consumir, eles podem acessar o cardápio e efetuar o pedido diretamente pelo app do isyBuy. Dessa forma, os pedidos vão diretamente para a cozinha por meio do sistema do restaurante. Ou seja, não há necessidade do garçom interromper o que estava fazendo para atender as mesas. Isso flexibiliza o trabalho dele.

O consumo da mesa também fica registrado no sistema do restaurante, para que o estabelecimento tenha controle do que é pedido.

Na hora de ir embora, cada pessoa da mesa encerra sua comanda pessoal, também pelo celular, e o pagamento é efetuado automaticamente – pelo cartão do cliente cadastrado no aplicativo. Por isso, não há perigo das pessoas irem embora sem pagar. Ou seja, você está protegido contra caloteiros.

Viu como é prático? E além da comodidade, com esse sistema, não ocorrem erros nos pedidos. Assim, o estabelecimento não perde dinheiro e a experiência do cliente é sempre a melhor possível.

E aí, ficou interessado? O isyBuy pode te ajudar de diversas maneiras, de comandas digitalizadas ao serviço order ahead e delivery. Clique aqui e conheça as funcionalidades da isyBuy.

Bruno é aficionado por tecnologia e por negócios, adora ver como essas duas coisas podem ser combinadas para melhorar a vida e as experiências das pessoas. Ele é engenheiro, "computeiro" e sócio do isyBuy, onde trabalha para que as pessoas parem de desperdiçar o que elas tem de mais precioso na vida: seu tempo