Você sabe o que é CRM? Sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente, o CRM é uma ferramenta poderosa para impulsionar as vendas de um negócio. E, com foco nos consumidores, ela também funciona em um bar ou restaurante.

Conceitualmente, o CRM é uma estratégia de negócios que foca no cliente e seus desejos e expectativas com relação à empresa. Assim, o negócio consegue melhorar a experiência e a satisfação do consumidor e, consequentemente, aumentar as vendas e o lucro. Além disso, ele permite conseguir novos clientes.

Entender o que o consumidor busca e torná-lo o centro da sua estratégia faz parte do CRM. Para isso, você precisa compreender os problemas deles, desejos e até antecipá-los. Conhecendo melhor as pessoas permite atendê-las de maneira melhor.

(Adequar seu restaurante para a era digital também é essencial para impulsionar seu negócio. Saiba mais!)

Mas o que é preciso fazer para melhorar, de fato, a experiência do cliente no seu restaurante? Para isso, é necessário coletar informações sobre os hábitos deles: os produtos que mais vendem no estabelecimento, horários de pico, enfim. Todas as informações que são fundamentais para conhecer melhor quem frequenta o restaurante.

Como usar o CRM no meu bar ou restaurante?

Uma confusão frequente quando as pessoas pesquisam sobre CRM é encontrar duas definições para ele: um software que automatiza tarefas e a estratégia de negócios, que falamos acima.

Isso acontece porque coletar essas informações manualmente é muito difícil e consome tempo, tornando-se pouco viável. Por isso, é importante contar com a ajuda de um sistema que possa fazer esse trabalho sozinho – o que explica as definições diferentes.

Com essa ajuda, você fica mais livre para montar uma estratégia compatível com seu negócio.

O isyBuy, que é um aplicativo de pedidos e pagamentos em restaurantes via smartphone, também é capaz de executar essa função.

Com ele, você sabe o que cada cliente consome: quando foi a última vez que aquela pessoa veio (ou fez um pedido, em caso de delivery), do que ele mais gosta e muito mais. Isso é possível porque o isyBuy também funciona como comanda digital.

Possíveis ações com o CRM

Com essas informações organizadas, é possível fazer traçar diversos planos e seguir vários caminhos. Você pode criar planos de marketing mais efetivos. Isso porque o público que frequenta seu restaurante estará melhor definido.

Também é possível oferecer descontos em produtos que possuem menos ou mais saída, tudo depende de seu objetivo.

A vantagem do CRM é que você pode criar estratégias não somente para o público geral, mas específicas para cada pessoa que frequenta seu bar ou restaurante.

Se uma pessoa consome frequentemente os mesmos produtos, você pode criar estratégias pensando em ampliar o consumo dele e fidelizá-lo.

E isso é ainda melhor quando o sistema que faz isso para você também é utilizado pelos clientes. Isso porque o isyBuy é voltado para os consumidores.

Ele funciona como marketplace e, com ele, os clientes tem muita liberdade e comodidade em seu estabelecimento. Ele pode abrir uma comanda em seu restaurante, fechar a mesa e efetuar o pagamento diretamente do smartphone. Sem pegar filas, saturar os garçons e com muito mais praticidade para todos.

Quer saber como o isyBuy pode ajudar seu restaurante a vender mais? Clique aqui e conheça mais sobre o isyBuy.

Gabriel, fundador do isyBuy, apaixonado por boa comida, cerveja e tecnologia. Cansado das filas resolveu criar uma soluçao para trazer agilidade na hora de pedir mais um drink e pagar a “dolorosa"