Um treinamento de garçons mais eficaz, divulgação em novas mídias e um delivery eficiente. Diversas são as estratégias que podem ser utilizadas por um bar ou restaurante para fidelizar clientes e melhorar a experiência de consumidores ao frequentar o local.

Nesse sentido, a tecnologia não fica de fora. Os aplicativos mobile, tão frequentes no nosso dia a dia, têm se tornado uma importante ferramenta para que bares consigam fidelizar consumidores e atingir um público maior.

Quer conhecer cinco deles? Então veja a nossa lista de apps para bares e restaurantes!

1. Foursquare

O Foursquare é um dos principais apps para bares e restaurantes do mercado. Ele possui um dos maiores bancos de dados de pontos de interesse do mundo, sendo alimentado continuamente por uma base de usuários engajada.

No Foursquare, usuários conseguem buscar estabelecimentos de interesse de acordo com o local, hora de funcionamento, faixa de preço ou categoria. Cada empresa cadastrada pode criar “especiais”, que são promoções voltadas para quem descobriu o local pelo Foursquare.

Algumas promoções podem ser configuradas para beneficiar os clientes mais frequentes. Bem boladas, elas tornam-se um fator que auxilia a fidelização de consumidores a médio e longo prazo.

2. Aplicativos de atendimento

Os aplicativos de atendimento automatizam boa parte da experiência do cliente, reduzindo o tempo necessário para efetuar pedidos e pagamentos. Diretamente na palma da mão, o cliente terá acesso ao cardápio completo do restaurante, com informações como fotos e a descrição de cada item.

Um exemplo é o isyBuy. Nele, clientes podem localizar restaurantes e efetuar pedidos diretamente pelo smartphone, seja para delivery ou atendimento no local. Como o pagamento também é feito na plataforma, o comerciante reduz os seus custos com taxas e torna o seu serviço mais prático, rápido e seguro. Além disso, o giro das mesas aumenta, pois o cliente consegue fazer seus próprios pedidos e o pagamento diretamente do smartphone. Sem contar que as vendas também aumentam, pois aquela mãozinha pra cima pra chamar o garçom acaba e o cliente não pensa duas vezes quando está na dúvida se deve pedir mais um chopp.

3. TripAdvisor

Muitos bares são frequentados por turistas de outros países. Além do Foursquare, eles contam com o auxílio de serviços com o TripAdvisor, um dos maiores sites de viagens do mundo. Nele, pessoas postam comentários sobre a experiência em um local, fotos e a sua avaliação sobre o serviço.

Incentive os seus clientes a avaliarem os seus serviços em plataformas como o TripAdvisor e o Foursquare. Além de ser uma forma de divulgar espontaneamente o seu restaurante, você poderá identificar erros e pontos que possam ser melhorados.

4. Apps de delivery

Os apps de delivery revolucionaram a forma como pessoas lidam com o delivery de restaurantes. Eles centralizam o acesso ao cardápio de vários bares, lanchonetes e restaurantes, com preços e uma descrição completa.

Em alguns casos também é possível pagar a compra diretamente no aplicativo ou site do serviço, diminuindo o tempo necessário para a entrega do produto e melhorando o acompanhamento do pedido. E, para tornar a experiência de compra ainda mais agradável, alertas com o horário de entrega podem ser emitidos automaticamente.

5. Instaurant

O Instaurante auxilia pessoas a localizarem restaurantes, bares e lanchonetes seja por proximidade ou tipo de alimento servido. É possível visualizar o cardápio da casa e receber promoções exclusivas. Além disso, ao cadastrar-se na plataforma, a empresa terá mais um meio para conquistar novos clientes.

Você já utilizou algum desses apps para bares e restaurantes? Qual foi a sua experiência com eles? Compartilhe a sua opinião conosco!

Bruno é aficionado por tecnologia e por negócios, adora ver como essas duas coisas podem ser combinadas para melhorar a vida e as experiências das pessoas. Ele é engenheiro, "computeiro" e sócio do isyBuy, onde trabalha para que as pessoas parem de desperdiçar o que elas tem de mais precioso na vida: seu tempo