A concorrência entre estabelecimentos é cada vez mais forte hoje em dia, principalmente no segmento de bares e restaurantes. Manter-se firme no jogo depende de decisões cada vez mais acertadas, não há espaço para erros. Reduzir custos e gerar receitas é a fórmula para a vitória.

Porém, surge a dúvida: qual a melhor maneira de fazer isso? Na verdade, não existe uma única maneira, mas, neste artigo, vamos apontar uma das melhores estratégias quando o assunto é garantir mais vendas a um baixo custo: fidelização de clientes.

Saiba que é mais fácil vender novamente para quem já está habituado com seu bar do que sair em busca de uma nova clientela para conquistar. Continue a leitura para descobrir 4 dicas para fidelizar seus clientes e garantir mais vendas!

1. A experiência é a chave para a fidelização de clientes

Ponha-se no lugar de quem está frequentando seu bar ou restaurante. A experiência deve ser a mais satisfatória possível e passar a verdadeira identidade do local para o cliente.

Se você gerencia um restaurante de comida japonesa, por exemplo, faça com que o cliente sinta-se como se estivesse em Tóquio, não apenas pelo cardápio, mas utilizando o ambiente como um todo: equipe com trajes típicos, música japonesa ao fundo, decoração adequada etc.

2. Mantenha contato com o cliente

Ao final do atendimento, pergunte se o cliente gostaria de responder uma pesquisa de satisfação e inclua um espaço para que ele deixe seu e-mail de contato. Como agradecimento, ofereça um cartão de desconto a ser utilizado na próxima vez que o cliente retornar.

Utilize o e-mail informado para divulgar futuras promoções e trazer essas pessoas novamente ao seu bar. Crie um senso de comunidade e faça com que as pessoas se sintam especiais ao serem convidadas para voltar ao seu restaurante.

3. Conheça seu público

Para a fidelização de clientes, é indispensável conhecer o público que frequenta seu estabelecimento. Esse tipo de informação é fundamental para ações que vão desde a precificação de pratos de acordo com a percepção de valor do cliente ou “iscas” para identificar o que os atrai em um bar.

Para identificar o perfil do público, você pode fazer um questionário junto com a pesquisa de satisfação que citamos no item anterior ou contar com sistemas especializados em CRM para captar esses dados.

4. Saiba agradecer

As vendas estão indo bem e o seu restaurante está se mostrando cada vez mais lucrativo? Que tal dividir a felicidade com quem ajudou você a chegar até aqui? Sim, os clientes não podem ficar de fora nesse momento!

Você pode demonstrar isso de diferentes maneiras: envie um e-mail agradecendo a preferência durante todo esse tempo, ofereça um grande desconto no prato preferido do público ou garanta uma cerveja grátis para cada mesa, por exemplo.

Para garantir vendas no seu bar ou restaurante, a fidelização de clientes deve ser uma de suas estratégias favoritas. Procurar uma nova clientela custa bem mais do que encantar quem já está com você. Lembre-se de que o relacionamento não encerra quando o freguês paga a conta e vai embora. É nesse ponto que você deve começar a construir um relacionamento.

Se gostou desse artigo, que tal acompanhar nossa página no Facebook? Estamos cheios de conteúdo para compartilhar com você!

Bruno é aficionado por tecnologia e por negócios, adora ver como essas duas coisas podem ser combinadas para melhorar a vida e as experiências das pessoas. Ele é engenheiro, "computeiro" e sócio do isyBuy, onde trabalha para que as pessoas parem de desperdiçar o que elas tem de mais precioso na vida: seu tempo