Mesmo na recente crise, o setor de bares e restaurantes apresentou crescimento nos últimos anos. Agora, com a crise dando sinais de enfraquecimento, espera-se aceleramento do crescimento e aumento da competição no setor. Para ficar à frente da concorrência nessa disputa, é preciso investir em estratégias e recursos para destacar seu restaurante.

Buscar por diferenciais é essencial para atrair mais novos consumidores e garantir a satisfação de seus clientes. A seguir, confira 4 dicas para destacar seu restaurante!

Monte um cardápio diferenciado para destacar seu restaurante

O menu é um dos fatores principais de um restaurante, e sua variação pode impactar diretamente no sucesso do estabelecimento. Para destacar seu restaurante da concorrência, a dica é apostar em diferenciação e trazer pratos e opções que seus clientes não estão acostumados.

Procure pelas tendências do setor e introduza em seu menu. Isso ajuda a buscar novos clientes e oferecer novidades para quem já está “saturado” dos mesmos pratos.

Ofereça pratos vegetarianos

Criar um menu diferenciado quer dizer, muitas vezes, oferecer opções para um nicho de mercado que não esteja sendo atendido por seus concorrentes. Dessa forma, você atenderá uma demanda que encontra bastante dificuldades em encontrar refeições vegetarianas de qualidade, criando mais um diferencial competitivo forte.

Estude outras opções como pratos veganos e sem glúten. Tenha em vista questões como custos x lucro, a demanda e a posição da concorrência em relação a essas demandas.

Proporcione um atendimento ágil e eficiente

Mesmo com pratos saborosos e um menu bastante diversificado, um restaurante que não possuir uma equipe bem treinada não conseguirá se destacar entre os concorrentes. Os garçons devem conhecer os pratos oferecidos e, quando possível, provar todos, pois muitos clientes pedem indicações a eles na hora de fazer um pedido.

Outro detalhe que não pode faltar é a agilidade no atendimento. A espera é um dos fatores que mais afetam negativamente a experiência de um cliente. Esse é um dos grandes desafios para donos de restaurantes. Instrua os garços a se certificarem que todos os clientes foram atendidos e, de uma forma geral, se certificarem que aquelas pessoas estão tendo um tempo agradável durante a refeição.

Realize promoções em datas estratégicas

Datas como Dias das Mães, Dias dos Pais e Dias dos Namorados são eventos ideais para atrair mais clientes e impulsionar as vendas em seu restaurante.

Para criar um diferencial atraente, seja criativo e busque tendências nesse campo também. Uma tendência que tem sido bastante observada no setor são as comidas compartilhadas. No caso das datas especiais, oferecer uma promoção em um prato compartilhado pode ser uma opção interessante.

No mais, cabe ao empresário pesquisar e utilizar essas datas para criar diferenciais criativos para atrair mais clientes. Lembre-se que nessas épocas mais pessoas saem para comer fora. Divulgue suas promoções nas redes sociais que as chances de sucesso aumentarão bastante!

Com alguns investimentos e a implementação de algumas estratégias, é possível criar recursos para destacar seu restaurante. Atrair novos clientes é importante, contudo, garantir a satisfação deles é o melhor investimento que se pode fazer.

E você, o que tem feito para destacar o seu restaurante dos demais? Faça um comentário e compartilhe sua experiência conosco!

Bruno é aficionado por tecnologia e por negócios, adora ver como essas duas coisas podem ser combinadas para melhorar a vida e as experiências das pessoas. Ele é engenheiro, "computeiro" e sócio do isyBuy, onde trabalha para que as pessoas parem de desperdiçar o que elas tem de mais precioso na vida: seu tempo